Academia Portuguesa de Artes Musicais

É uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2011 com o objetivo de desenvolver atividades performativas e científicas no domínio da música.
Assentando a sua atividade num forte comprometimento com o serviço público, a ACADEMIA PORTUGUESA DE ARTES MUSICAIS promove nos seus projetos a transversalidade, a diversidade e o estabelecimento de parcerias alargadas com agentes dos mais diferentes setores de atividades, sempre com o objetivo último de comprovar que a música clássica constitui um canal efetivo de criação de riqueza.

A ACADEMIA PORTUGUESA DE ARTES MUSICAIS assume como âncora da sua atividade a economia da experiência.

Oferecemos ao grande público momentos de contacto próximo com a nossa herança histórica, material e imaterial, utilizando a música erudita como elo de ligação entre História e Indivíduo.

Fazemo-lo convictos de que, somente através da criação de pontes efetivas entre o indivíduo e a sua herança histórica, será possível contribuir para a formação de uma consciência de cidadania respeitadora da complexidade e heterogeneidade humana, ligada por uma herança comum, diferenciadora da identidade de cada Povo, constituída por um enorme património material e imaterial que a todos pertence e que deve, por todos, ser usufruído e preservado para as gerações futuras. Mas não só. Acreditamos que a melhor forma de o fazer é trilhando um caminho de proximidade com cada indivíduo, assente no estabelecimento de momentos onde a afetividade é o mote, a música erudita o pretexto, a experiência de um momento único a aposta na valorização da diferença e da unicidade de cada ser humano.

É precisamente esta preocupação com a individualidade de cada um e a consequente ambição de contribuir para a construção de quadros mentais em que o respeito pela diversidade e a diferença são máximas verdadeiramente essenciais no posicionamento de cada indivíduo na sociedade, que tem norteado o desenvolvimento dos projetos APARM.